Real Arco & Arco Real

“A antiga pura Maçonaria consiste de três graus e somente três, isto é, Aprendiz, Companheiro e Mestre, incluindo o Sagrado Real Arco [...].” Este é o início do segundo artigo do Tratado de União, em 1813, entre as duas Grandes Lojas rivais inglesas. Historicamente equivocado e matematicamente inexato.

GRÁUS CRÍPTICOS

O Rito Criptico é, de acordo com a Enciclopédia Maçônica de Coil, "um dos menores, mas um dos mais importantes e certamente um dos mais curiosos de todos os ritos". Pois "Criptico" vem do Grego krypte que significa "oculto, escondido ou segredo" e assim veio significar uma caverna ou outro lugar subterrâneo oculto.

COMANDERIA

As Ordens da Cavalaria representa um conjunto de três outras Ordens que culminam no grau de Cavaleiro Templário. Esse corpo é nitidamente diferente se suas contrapartes estrangeiras, pois demonstram certa estrutura e aparência paramilitares na Maçonaria, sendo o único ramo da Maçonaria no mundo que é um corpo uniformizado.

QUAL É A SUA MARCA

Companhias, organizações, paises, grupos usam suas marcas, logos, símbolos, bandeiras para identificar-se. Muitas reconhecemos um país, produto ou organização não por uma sentença ou palavra escrita, mas um símbolo. Especialmente os militares tem orgulho de seus símbolos. Nas olímpiadas, reconhecemos os atletas por suas bandeiras.

Rito de York x Ritual de Emulação

Emulação é Rito de York?

Não. Emulação é um dos Rituais adotados por Lojas da Grande Loja Unida da Inglaterra.  É o mais popular deles.  Existem outros adotados na GLUI: Stability, Unanimity, Oxford, Sussex, Logic, Perfect, Standard, Taylor's, Revised, Bristol, etc.

Porque ingressar no Real Arco?

Porque o Real Arco é a culminação da "maçonaria antiga e pura". A Arte dá a seus membros regras eminentemente práticas que pelas quais eles podem viver suas vidas a serviço de Deus e da comunidade como um todo.
Entretanto ....

OS LAÇOS INDISSOLÚVEIS ENTRE O RITO DE YORK E A ORDEM DeMOLAY

A estrita relação entre o Rito de York e o surgimento da Ordem DeMolay é amplamente conhecida no meio maçônico norte-americano e de outros países, mas ainda pouco difundido no Brasil.